Os vereadores nos representam? Divulgação - publicada em 17. 6. 2015 - atualizada 14h40 Afinal, o que faz um vereador? Alguém sabe responder qual é de fato o papel de um vereador? Legislar? Sabemos o que significa legislar? Quais são os vereadores, dos 12 atuais que de fato fazem pela população?
Opções
a- / 
a+
Comentar

Indicar

Imprimir

Achei um erro

Por Rita Garcia

“A mente que se abre a uma ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. A frase é de Albert Einstein, físico, cientista, louco. Caras como o Einstein provam que a falta de normose, se generalizada, poderia salvar o mundo.

Essa ideia de que se abrimos a mente jamais voltaremos a ter o pensamento original resolveria grande parte dos problemas atuais aos quais convivemos, reclamamos, mas no fim nos acostumamos por achar tudo normal.

Como sempre disse, o enredo político a cada quatro anos é sempre o mesmo, o que muda, ou deveria mudar são os personagens. Mas acho que a gente está ficando tão mal acostumado, no sentido literal da expressão, que nem nos importamos mais com o repeteco de atores.

Lá em 2011 Rio Claro acompanhou pela mídia as discussões a respeito do aumento ou não no número de vereadores na Câmara Municipal. Na época a dúvida era 12, 17, 19 ou 21 cadeiras. Pesquisas populares quantitativas realizadas naquele período tanto por veículos de comunicação como partidos políticos mostravam que mais de 80% da população eram contra o aumento.

Hoje, quatro anos depois, a discussão persiste, porém a população perdeu voz, pois representatividade nunca teve. Não se sabe se o repeteco dos atores, quero dizer gestores, deu a eles mais poder, mas o fato é que sim, Rio Claro deverá ter um número maior de cadeiras no legislativo e a população dessa vez nem foi ouvida.  

De 12 representantes no poder legislativo a população de Rio Claro deve passar a ter 19. Isso significa mais pessoas recebendo título de cidadão rio-clarense e sessões camararias mais longas e teatrais.

A nossa mente precisa se questionar: afinal, o que faz um vereador? Alguém sabe responder qual é de fato o papel de um vereador? Legislar? Sabemos o que significa legislar? Quais são os vereadores, dos 12 atuais que de fato fazem pela população? População eu disse, não vale comunidade de bairro ou rebanho de igreja.

Pelo amor de Deus. Afirmo e reafirmo que temos o governo que merecemos tanto na esfera municipal quanto na federal e não acho que partido x ou y resolveria nossos problemas. A mudança tem de começar pelo povo, que é quem de fato detém o poder, mas não tem a mente aberta para isso.

Vivemos num país onde a corrupção acontece na compra de produtos piratas e venda de votos por pouco e para beneficiar poucos. Vivemos num país onde reclamamos da educação das escolas, mas jogamos lixo nas ruas e não respeitamos sinalização, idosos, fila etc. Vivemos num país no qual pagamos impostos altíssimos, mas achamos vergonhoso utilizar o sistema único de saúde e colocar nossos filhos em escolas públicas. Percebem onde está o erro?

Enquanto apontarmos, enquanto houver reclamação para mudança sem querer agir para a mudança, vamos continuar assim, com a mente fechada, pequena. Achando tudo normal.   

Você já pensou nisso?

Tem mais informações sobre esta asunto? Partilhe sua experiência. Seja um Repórter!
Comentar
Indicar
Imprimir
Achei um erro
Indicar


Comentar no Guia
Para comentar essa matéria é preciso ser um leitor cadastrado.
PUBLICIDADE - Anuncie aqui.