Antes de viajar, cheque seu veículo Divulgação - publicada em 20. 12. 2013 - atualizada 12h58 Verificar se o veículo está em ordem é uma prioridade para quem está pensando em sair de viagem, afinal ninguém quer uma lembrança desagradável de um passeio
Opções
a- / 
a+
Comentar

Indicar

Imprimir

Achei um erro

Motor, pneu, freio, iluminação e extintor estão na lista do ‘check-up’. Conferir as palhetas do limpador de para-brisa também é importante. Veja as dicas para não ter problemas em sua viagem de férias.

Motor
O óleo lubrificante deve ser trocado de acordo com a quilometragem estipulada como prazo limite ou então, caso a quilometragem não tenha sido atingida, no prazo máximo de seis meses. Sempre que for trocado o lubrificante, o filtro de óleo também deve ser substituído. Não deixe de verificar o filtro de ar, pois o filtro sujo aumenta o consumo e pode causar o entupimento do sistema de alimentação, por isso ele precisa ser trocado regularmente.

Radiador
Uma distração que pode deixar muita gente na mão é a falta de água no radiador. A principal finalidade do radiador é refrigerar o motor, evitando o superaquecimento. Uma falha no sistema de arrefecimento, como um vazamento ou mesmo o nível baixo de água, pode causar sérios danos, como queimar juntas, velas de ignição, furar pistões e em casos piores, até mesmo travar, ou seja, fundir o motor.

Amortecedor
Conforme a quilometragem do automóvel é preciso verificar no manual do proprietário quais os itens que devem passar por uma inspeção. Isso é importante, pois de uma marca ou modelo para outro pode mudar também o prazo para troca da correia dentada, por exemplo. Ou então dos amortecedores. Enfim, essa consulta ao manual é essencial para cada motorista conhecer melhor o carro que tem.

Pneus  
No caso, a verificação é necessária semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias. Ao notar algum desgaste nos pneus, será necessário fazer o alinhamento de direção e a verificação da cambagem, além do balanceamento das rodas. Se não for resolvido em tempo, o desgaste pode se acentuar rapidamente e afetar a dirigibilidade do veiculo. O segredo para manter os pneus em boas condições por mais tempo é a correta calibragem dos pneus, por isso deve ser feita periodicamente.

Freios
Não precisa dizer que os freios são importantes, mas segue a recomendação. Verifique o estado das pastilhas, quando for freio a disco, e das lonas, para freios a tambor. Junto é preciso conferir o nível do fluido de freio e também se não há vazamentos, principalmente junto às rodas.

Faróis e luz de freio  
A visibilidade é antes de tudo, um fator de segurança no trânsito. Desse modo, é imprescindível manter os faróis e setas em funcionamento. Adote o hábito de periodicamente verificar se as lâmpadas estão em ordem. Vale lembrar que lâmpada inoperante é passível de multa. Não esqueça a luz do freio, é um item muito importante para a sua segurança e que facilmente passa despercebida. O mesmo pode-se dizer dos piscas. É importante assegurar que as luzes de seta, ou seja, que indicam a direção a ser feita por você, estejam sempre em ordem.

Para-brisa

Não se esqueça de conferir o estado das palhetas do limpador de para-brisa. A chuva e a garoa são comuns, principalmente em trechos de serra e com o acumulo de sujeira, que fica impregnada nas palhetas, a borracha resseca e não cumpre seu papel de varrer a água do vidro. Também não deixe de completar o reservatório do esguicho e antes de ligar o limpador, pois é bom esguichar alguns jatos de água para melhorar o contato da borracha com o vidro.

Extintor de incêndio
Por fim, o extintor de incêndio. É um equipamento obrigatório que pode render multa se estiver ausente ou sem condições de uso. Portanto, verifique a validade e se for o caso faça a recarga.

Feito isso, é só fazer o roteiro, botar a bagagem no carro e curtir a paisagem. E tenham todos uma boa viagem!

Tem mais informações sobre esta asunto? Partilhe sua experiência. Seja um Repórter!
Comentar
Indicar
Imprimir
Achei um erro
Indicar


Comentar no Guia
Para comentar essa matéria é preciso ser um leitor cadastrado.
PUBLICIDADE - Anuncie aqui.