Quem vê cara, não vê o cão... por Rafael Moraes - publicada em 6. 3. 2017 - atualizada 17h17 Ele pode ser pequeno, mas latir até os vizinhos surtarem, ou encantador e ameaçar roer metade de sua casa. Enfim, como colocar cada cachorro em seu quadrado?
Opções
a- / 
a+
Comentar

Indicar

Imprimir

Achei um erro

Poodle (companhia)

Você chega em uma petshop e tem a visão da doçura e da amizade bem ali na sua frente: um lindo filhote de labrador [mas poderia ser qualquer outra raça, é que essa é fofa mesmo]. Ele promete ser a alegria das crianças grandes e pequenas, mas também vai mastigar metade da casa. Ah, esse animalzinho também precisa de exercícios diários para manter seu entusiasmo sob controle, escovação duas ou três vezes por semana, firmeza na educação e na mudança de pelo deve ser escovado com almofaça, uma escova especial para cachorros. Simples assim!

Mas, lembre-se, ao escolher um cachorro aquela máxima de “quem vê cara, não vê coração” é totalmente válida. Algumas raças não foram feitas para viver trancadas em casas ou em apartamentos exíguos. O veterinário Fábio Guolo, 41, diz que antes de comprar um animal é preciso consultar um profissional do ramo, o que pode evitar muitos sapatos mastigados, cachorros deprimidos e até pessoas feridas. Os criadores por mais bem-intencionados querem vender. “Se você tem criança alérgica não pode pegar uma raça com pelo longo. Se um casal vai ter filho é melhor esperar a criança nascer para ter um cachorro. Tem animal que é muito possessivo com o dono, como cocker, poodle e teckels (salsichas)”, afirma Guolo.

Os idosos precisam de animais calmos, como o maltês, lhassa apso, shih tzu e o basset hound. Já o beagle, que tem uma carinha de santo, necessita de espaço para gastar energia e é um cão de caça. Então, imagine esse ser fechado num apartamento! Para crianças e idosos, uma fêmea poodle pode ser uma boa companhia, porque trata-se de um animal literalmente “na dela”. Já o pinscher [pasmem] é um cão de guarda, rateiro e companheiro, e como late!

Para os apartamentos o ideal é um animal até cinco quilos se o apartamento for pequeno e até dez quilos, se for grande. Mas, tem que levar o bicho passear todos os dias. Para apartamentos se sugere poodle, yorshire, slits e lha-apso. Já as raças grandes exigem casas com quintais grandes e espaço com grama, caso contrário, o animal pode desenvolver calos nos cotovelos e distúrbios psicológicos, como TOC. Outra dica: nada de comprar animais em feiras que não dão nenhuma garantia. Leve um veterinário para fazer a compra.

Fizemos um guia das raças mais comuns e indicou o perfil de cada uma delas. Leia com atenção para escolher bem seu “melhor amigo”.

Apartamento

Poodle (companhia)

Ativo, esportivo e alegre. Esse cão, um extrovertido tônico, é a alegria de viver encarnada. Muito esperto e inteligente, sua fidelidade é proverbial, mas ele é possessivo, dotado de grande capacidade de adaptação e sociável. O bom caráter o torna uma boa companhia. Ele conservou suas qualidades de cão de caça, sendo que nada bem e tem bom faro. Deve ter educação firme para não tornar-se difícil. Ele gosta tanto do campo quanto da cidade, mas detesta solidão.

Pequinês (companhia)

Vivo, independente, dotado de caráter afirmativo. Esse cão é muito apegado ao seu dono e nem sempre suporta crianças. Sua educação deverá ser firme. Gosta de viver em apartamentos. Não é um grande esportista, por isso bastam passeios diários curtos.

Lhasa apso (companhia e guarda)

Rústico, vivo, sempre alerta e ousado. Esse cão tem uma forte personalidade. Ele é seguro de si mesmo e um pouco teimoso. Calmo, afetuoso, sensível, meigo com as crianças, é um agradável companheiro. Desconfiado com estranhos, dotado de um ouvido muito sensível e de um latido agudo, é um excelente cão de alerta. Sua educação deverá ser firme. Pode viver em apartamento, mas adora nadar. Não suporta solidão.

Casa com quintal, chácara ou fazenda

Boxer (Guarda, defesa, utilidade policial, guia para 
cegos e de companhia)

Dinâmico, impetuoso, dominador. Tem um temperamento franco. Deve ser equilibrado, calmo e sociável. Grande ligação e grande fidelidade para com os donos e sua família. Vigilante, desconfiado com estranhos. Demonstra coragem indefectível como defensor e como guardião. Deve ser educado cedo. Adapta-se à vida em apartamento, mas precisa de muito exercício.

Beagle (caça e companhia)

Alegre, audacioso, dotado de grande atividade, energia e determinação. Vivo, inteligente e de temperamento estável. Corajoso, resistente e muito rápido. Possui grande solidez e ataca o animal no momento de matar. Bom de faro. É um cão que conduz a matilha e reconhece a pista do animal. Na Inglaterra é exclusivamente usado para a caça de pista de lebre. Afetuoso, de temperamento excelente, sendo um companheiro de família agradável. Necessita de educação firme. Adapta-se à cidade, mas necessita de espaço para gastar energia.

Pinscher (os médios são para guarda, excelent rateiro e companhia)

Vivo, vigilante, corajoso, jovial, equilibrado, dotado de um bom caráter. Ele é muito dedicado à família, companheiro agradável para crianças, desde que não seja muito manipulado. O pinscher anão, mais agitado, tem um temperamento ainda mais afirmado. Cão muito limpo, pode viver na cidade desde que possa beneficiar-se de um mínimo de exercícios. Escovação regular.

Labrador (caça, guia de cegos, farejador de drogas e companhia)

É muito ativo, ágil e seguro de si, mas é muito teimoso. Esse cão é dotado de faro excepcional e nada muito bem. Sabe recolher todo tipo de caça tanto sobre a terra quanto na água. Possui memória visual muito grande e tem capacidade de memorizar o ponto de queda de vários pássaros. É rastreador tenaz e bom farejador. Muito equilibrado e nunca agressivo, seu bom caráter o torna um agradável cão de companhia. Sua educação exige firmeza e suavidade.
Ele não suporta a solidão. Precisa de muitos exercícios para manter o seu entusiasmo sob controle.

Basset Hound (cão de caça e companhia)

Tenaz, caça pelo faro, possui instinto de matilha, dotado de uma voz profunda e melodiosa. Muito resistente, plácido e nunca agressivo. Seu temperamento enérgico e teimoso é legendário. Talentoso em matilha. Afetuoso e dócil. É procurado como amigo para a família.

Necessita de educação firme. Esportivo, necessita de espaço e muito exercício. Não suporta solidão.

Pastor (pastoreio, guerra, resgate, defesa, guia para cegos, farejador e companhia)

Ponderado, bem equilibrado, autoconfiante , vigilante, dócil e corajoso. Tem caráter bem equilibrado e possui instinto de luta. É obediente, fiel e bom faro. Vivo, alegre, leal e gosta de obedecer.  Não suporta solidão e precisa de passeios diários porque não pode ficar fechado o dia todo. Ideal para quintais com grama e espaço para se desenvolver.

Akita (guarda, cão de utilidade e companhia)

Robusto, vigoroso, muito corajoso e independente. Orgulhoso, mas também calmo, dócil e de boa convivência. É um ótimo companheiro, vigilante e desconfiado com estranhos. Dominador, não gosta do convívio com outros cães. Deve ser educado com firmeza e sem brutalidade. Não se adapta à vida em apartamentos e precisa gastar boa dose de energia diária.

Rottweiler (guarda, cão policial e do exército, companhia)

Robusto, resistente, equilibrado e tranquilo, mas com temperamento forte e dominador (especialmente o macho). Ele deve dar a impressão de força sossegada. Nunca late inutilmente. Dedicado e muito afeiçoado ao dono, além de ser paciente com crianças. Guardião eficiente, intrépido e de aspecto dissuasivo, é capaz de ser agressivo com estranhos. Requer educação precoce, muito firme, sem brutalidade de modo a obter obediência impecável. Reflexo de seu dono, com um adestramento cruel pode tornar-se uma arma terrível. Este cão precisa de muito espaço e exercício. Não suporta ficar fechado e nem preso. Teme o calor. Escovação diária.

Mais informações no livro: Enciclopédia do Cão (Royal Canin)

Tem mais informações sobre esta asunto? Partilhe sua experiência. Seja um Repórter!
Comentar
Indicar
Imprimir
Achei um erro
Indicar


Comentar no Guia
Para comentar essa matéria é preciso ser um leitor cadastrado.
PUBLICIDADE - Anuncie aqui.