Encontro de Mulheres Negras em Rio Claro por Jair Senne - publicada em 9. 11. 2010 - atualizada 9h31 Sábado, 6/11, aconteceu mais um “Encontro de Mulheres Negras” em Rio Claro/SP, que contou com a participação da Drª Carmen Dora Freitas Ferreira, ex-presidente da CONAD.
Opções
a- / 
a+
Indicar

Imprimir

Achei um erro

Djalma de Paula - STI - Químicos Rio Claro, Olga Salomão - vice-prefeita de Rio Claro, Divanilde de Paula - Presidente CONERC.

Sábado, 6/11, aconteceu mais um “Encontro de Mulheres Negras” em Rio Claro/SP, que contou com a participação da Drª Carmen Dora Freitas Ferreira, ex-presidente da CONAD – Comissão do Negro e Assuntos Anti-discriminatórios OAB/SP, Regina Lúcia dos Santos, Movimento Negro Unificado – MNU/SP e Maria Aparecida Pinto, Inspir – Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial. 

Os temas abordados nas palestras objetivaram refletir o cenário da mulher negra no mercado de trabalho, bem como experiências degradantes e habituais procedentes dos muitos preconceitos e discriminações. As palestrantes desenvolveram os temas com brilhantismo, não só pelo elevado conhecimento e domínio, mas sobretudo, em função do engajamento e convicção com qual discorrem a desigualdade social que atinge, principalmente, a mulher negra nos segmentos da sociedade, e mais ainda no mercado de trabalho.

Foi exibido o vídeo “O Papel do Sindicalismo na Promoção da Igualdade Racial no Mundo do Trabalho”, com a oficina realizada em Campinas (outubro/2009) pela Fequimfar, que teve a finalidade de incentivar a elaboração de propostas que amenizem a desigualdade racial no mercado de trabalho.

A iniciativa do evento foi da Equipe Palmares/MNU, Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro e Prefeitura de Rio Claro, e contou com apoio do Sindicato dos Químicos de Rio Claro e Região e da Fequimfar – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo, que através do Departamento de Promoção da Igualdade Racial da Fequimfar, providenciou a presença das palestrantes Dra. Carmen Dora Freitas Ferreira e Maria Aparecida Pinto.

Esteve presente e acompanharam as atividades, a vice-prefeita de Rio Claro, Olga Salomão, assessora de Promoção da Igualdade Racial/ Prefeitura de Rio Claro, Kizie de Paula Aguiar, Presidente do Conselho da Comunidade Negra de Rio Claro, Divanilde de Paula, Departamento de Promoção Igualdade Racial – Fequimfar, Francisco Quintino, entre outras autoridades. Instituições representadas: SNQ, CNTQ, Força Sindical/SP, Força Sindical e Inspir.

Tem mais informações sobre esta asunto? Partilhe sua experiência. Seja um Repórter!
Indicar
Imprimir
Achei um erro
Indicar


PUBLICIDADE - Anuncie aqui.